domingo, 29 de agosto de 2010

ESPORTE E EDUCAÇÃO FÍSICA

ESPORTE E EDUCAÇÃO FÍSICA: A DIFERENÇA IGNORADA


Por: José Guilmar Mariz de Oliveira/ Laércio de Moura Jorge


Sim, Esporte e Educação Física são manifestações, instituições e práticas distintas. A frase “O que quer que seja Educação Física, Esporte é que não é”, enfaticamente escrita e dita, tem causado invariavelmente perplexidade a leitores e ouvintes orientados por uma compreensão baseada no senso comum. De um modo geral e também na comunidade escolar, incluindo alunos, pais, professores e dirigentes educacionais, essa diferença tem sido (1) ignorada no sentido do real desconhecimento da diferença e (2) também ignorada, de forma premeditada, no sentido de desprezo ou desinteresse em relação à problemática, procurando manter-se o “status quo” da confusão estabelecida para auferir-se vantagens da não diferenciação, pois a sustentação de uma proposta educacional/pedagógica séria e coerente, que necessariamente deve considerar tal diferenciação, implica mudanças conceitual e estrutural nem sempre convenientes para projetos oportunistas, improvisados e mercantilistas.


Nós do Colégio Renovação entendemos e adotamos a distinção entre Esporte e Educação Física.
A Educação Física, cuja denominação substituímos por Cinesiologia Humana é um componente curricular obrigatório da Educação Escolar Básica. O Esporte NÃO é um componente curricular obrigatório da Educação Escolar Básica, isto é, não existem aulas de Esporte. Existem sim aulas de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, História, Geografia, Cinesiologia Humana (Educação Física) e Arte (Educação Artística) entre outros.

Nas aulas de Cinesiologia Humana (Educação Física) nossos alunos não praticam Esporte. Nas aulas de Cinesiologia Humana (Educação Física) nossos alunos ESTUDAM, teórica e praticamente, o MOVER-SE considerado como uma característica essencial do ser humano.

Entendemos também que o Esporte representa uma manifestação e uma instituição de inegável impacto junto à sociedade de um modo geral, razão pela qual acreditamos que a Escola não pode omitir-se em relação aos assuntos pertinentes ao Esporte. O mover-se é também uma característica essencial do ser humano, o atleta, envolvido na competição esportiva propriamente dita. Por isso, em algumas aulas do componente curricular Cinesiologia Humana (Educação Física) o mover-se do atleta, nas várias modalidades esportivas, é também, oportunamente, apresentado, discutido, analisado, estudado e vivenciado. Isto não significa que nossos alunos estejam praticando Esporte.

Além disso, o tema Esporte, envolvendo necessariamente a participação do atleta e também conseqüentemente outros constitutivos como torcedores, rádio, jornal, televisão, internet, indústria e comércio de material esportivo, marketing esportivo, dirigentes esportivos, clubes esportivos, etc., é desenvolvido em outros componentes curriculares como por exemplo Ciências (Biologia, Química, Física), História, Geografia, Arte, Ciências Sociais e Matemática, além de ser entendido como um tema transversal na mesma condição e categoria de outros temas transversais que abrangem Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e Orientação Sexual. Obviamente isso também não significa que, nessas situações, nossos alunos estejam praticando Esporte.

Como um aluno pode então praticar Esporte no Colégio Renovação? Sem entrar no mérito da questão “O que é praticar Esporte?” cuja discussão fica para uma próxima oportunidade, nossos alunos podem participar das seguintes atividades correlatas, consideradas extra-curriculares:

CURSOS DE APRENDIZAGEM ESPORTIVA em várias modalidades tais como futebol de salão, futebol Society, voleibol e handebol;

JOGOS INTERNOS realizados anualmente, com a realização de competições inter-classes por meio de jogos com tipificação esportiva e;

EQUIPES DE REPRESENTAÇÃO ESPORTIVA em competições entre Escolas, em várias modalidades tais como futebol de salão, Futebol Society, voleibol e handebol.

Essas atividades extra-curriculares são planejadas, orientadas e desenvolvidas sob a responsabilidade da Unidade Cultural “Esporte”, coordenadas pelo Professor Laércio de Moura Jorge e contando com a orientação específica da Unidade Cultural “Instituto de Cinesiologia Humana de São Paulo”.


Observação: Este texto foi originalmente publicado no Infonews (Informativo do Colégio Renovação), ano I, número 1, Agosto/Setembro de 2003, página 3.

Gostaria de saber mais?

2 comentários:

  1. I'll immediately grab your rss as I can not to find your e-mail subscription hyperlink or e-newsletter service. Do you've any?
    Kindlу permit mе understanԁ so
    thаt Ӏ may subsсгibe.
    Thanks.

    Feеl freе to viѕit mу web blοg .

    .. abnehmen

    ResponderExcluir
  2. Keep on working, great job!

    Alѕо visit my wеbsite; Treatment For Premature Ejaculation

    ResponderExcluir