sábado, 26 de junho de 2010

PIADA DE ÚLTIMA HORA!

PROFESSORES... e SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO.


Por: Autor desconhecido.


Havia certa vez um homem navegando com seu balão, por um lugar desconhecido.
Ele estava completamente perdido, e qual grande foi sua surpresa quando encontrou uma pessoa. Ao reduzir um pouco a altitude do balão, em uma distância de 10m aproximadamente, ele gritou para a pessoa:



- Hei, você aí­, aonde eu estou?

E então a jovem respondeu:
- Você está num balão a 10 metros de altura!


Então o homem fez outra pergunta:
- Você é professora, não é?

A moça respondeu:
- Sim...puxa! Como o senhor adivinhou?

E o homem:
- É simples, Você me deu uma resposta tecnicamente correta, mas que não me serve para nada!

Então a professora pergunta:
- O senhor é secretário da educação, não é?

E o homem:
- Sou sim... Como você adivinhou?

E a Professora:
- Simples: o senhor está completamente perdido, não sabe fazer nada e ainda quer colocar a culpa no professor.

Link Imagem:

http://flaviaamazonas.blogspot.com/2009/02/o-balao.html

quarta-feira, 23 de junho de 2010

OS DEZ MANDAMENTOS DA ESCOLA

OS DEZ MANDAMENTOS DA ESCOLA

MANDAMENTO N.7

NÃO SUJAR (A ESCOLA E A SALA DE AULA)


Por José Claudio Höfling Filho

Limpeza e escola são decididamente duas expressões que não travam uma boa cordialidade no dia a dia. A eterna batalha para manter/preservar o ambiente escolar limpo/organizado/higienizado é disputada por dois esquadrões de combate distintos: as agentes/administradoras da limpeza (e seus aliados) VS alunos (e seus comparsas ocultos).



AGENTES/ADMINISTRADORAS DA LIMPEZA:


Suas batalhas começam logo pela manhã, quando os portões da escola se abrem. Equipadas de vassouras, esfregões, baldes, mangueiras e panos, suas ações de combate concentram-se principalmente nos horários pós-recreio/intervalo, momento em que os alunos estão se alimentando e brincando.

Em menor número no campo de batalha, sua proporção pode chegar a 1/100 alunos em escolas de grande porte.


ALUNOS


Munidos com suas diversificadas artilharias, eles agem quase em tempo integral quando estão em sua principal arena de combate – a escola. Entre as armas principais encontram-se as balas, chicletes e pirulitos, armamentos facilmente localizados nos arredores e flancos da escola. Desde o momento que adentram a escola, lá estão eles mastigando e ruminando as chamadas bombas calóricas.

O número de crianças que mastigam chicletes e balas logo pela manhã é espantosamente preocupante. Não é de se espantar que milhares delas apresentem sérios problemas dentários. A expressão de um aluno também pode ser caracterizada nos dias de hoje pelo sorriso careado, pela risada manchada, pelo semblante risonho acompanhado pelo canudo do pirulito e pelo mastigar/ruminar repetitivo e incessante do chiclete.



“Certa vez uma aluna, logo pela manhã me avisou que não poderia fazer a aula de educação física porque estava com dores no estômago. Imediatamente acreditei em suas palavras por um simples motivo: ela estava com um pirulito na boca.” Diário de campo (2009).

Mas os problemas não param por aí: papéis e embalagens são rotineiramente lançados e espalhados aos quatro cantos do ambiente escolar, um verdadeiro bombardeio sem fim. Para completar a missão dessas guloseimas, temos ainda também a situação dos chicletes que são jogados em todo qualquer canto, grudando e alterando permanentemente a paisagem escolar.

Se este conflito cessasse por aí, o estrago já seria devastador, porém estes mesmos chicletes e pirulitos se constituem como estopim para desencadear e incendiar discussões e brigas.

Mas o arsenal de armas que essa guerra possui não para por aí: temos ainda os restos de comida e frutas (procedentes das merendas e lanches dos alunos).

O horário que corresponde à merenda escolar, em muitos casos, se torna um palco para batalhas de comida e frutas. O que deveria ser um período para relaxamento e para repor as energias para a continuidade das aulas acaba se transformando em uma luta campal onde alunos atiram uns contra os outros, restos de maçãs, bananas, bolachas entre outros. Um ato verdadeiramente decepcionante e um preocupante desperdício de comida (em um país onde milhares passam fome).

Crianças naturalmente bagunçam e criam confusões com a comida. Podemos observá-las diariamente lambrecando-se e derrubando restos de comida no chão de um refeitório escolar. Acredito que isso é um processo natural pelo qual aos poucos elas vão controlando e desenvolvendo seus comportamentos no ato da refeição. Por isso é de suma importância o trabalho e acompanhamento dos pais nesse processo, onde a criança desenvolve suas atitudes e modos com o momento da refeição” Diário de campo (2009).

Mas nessa guerra, a principal artilharia usada pelos alunos ainda é a falta de educação e consideração com o patrimônio publico.

ALIADOS


Com a finalidade de equilibrar essa batalha, as agentes/administradoras da limpeza contam com a parceria dos professores (ALIADOS) na tentativa (frustrada) de educar e ensinar valores de respeito com a escola, noções de higiene e limpeza (coletiva e individual) além de instruir processos de organização e manutenção do espaço escolar em que vivem. No entanto, essa batalha está sendo vencida atualmente pelo chamado eixo do mal, ou seja, aqueles alunos que possuem insistentemente o péssimo hábito de destruir a escola.


Fotos de vandalismo e depredação em escolas


OS COMPARSAS OCULTOS


Porém, só para desequilibrar ainda mais esse combate, milhares de escolas travam ainda disputas com a presença indesejável dos pombos e roedores (OS COMPARSAS OCULTOS) tornando a escola um verdadeiro caso de saúde pública, no qual esses animais transmitem e proliferam doenças e parasitas.



E QUAL O SALDO DESSA GUERRA?

De um lado, as administradoras da limpeza, que vêem seu trabalho não valorizado e suas ações cada vez mais frustradas na tentativa de preservar e manter a limpeza e a organização da escola.

Os professores, por mais que seus esforços sejam redobrados neste tipo de circunstância, seus resultados ainda estão longe de se tornarem satisfatórios.

Os alunos, que encontram dificuldade e resistência em compreender o real problema destes fatos, que afetam o seu dia a dia no momento em que eles adentram em uma sala suja, depredada, ou quando vão para o pátio ou quadra e não conseguem se sentar ou brincar em função de chicletes jogados ao chão, embalagens e restos de comida espalhados a todo e qualquer canto. E no momento em que adoecem ao estarem expostos a fezes e elementos nocivos de pombos, ratos, animais e insetos contaminados.

A escola, que acaba se transformando no palco dessa guerra, em que vencedores e vencidos, todos acabam perdendo.



OS CUSTOS DESSA GUERRA!


Faça comigo alguns cálculos e perceba como uma simples mudança de comportamento ou visão coletiva (de alunos/pais) pode beneficiar aluno/escola/comunidade com relação ao uso de balas e chicletes:

Unidade escolar – 1200 alunos (média de alunos em uma escola de grande porte)

Pirulito – preço unitário (R$0,25 centavos)

Se um aluno consumir por dia 01 (um) pirulito, ao longo da semana ele terá gasto o total de R$1,75.

Porém, como esse aluno frequenta apenas os dias escolares, logo ele consumirá 05 (cinco) pirulitos, o que é uma estimativa bastante conservadora, ele terá gasto ao término da semana um total de R$1,25.

Consequentemente, esse aluno terá gasto ao final do mês (quatro semanas) um total de R$5,00.

Suponhamos que esse aluno, ao invés de gastar essa quantia na compra dos pirulitos, destinasse essa quantia para a escola (para a APM - associação de pais e mestres, por exemplo).

Se cada aluno contribuir com essa quantia por mês, logo teremos um total de R$60,00/ano.

Mas como esse aluno ingressa na escola apenas em fevereiro e se despede das atividades em dezembro, vamos descontar os meses de janeiro e dezembro. Portanto, ele contribuirá apenas 10 meses/ano um total de R$50,00/ano.

Em uma escola de grande porte (1200 alunos), se cada aluno fizer essa doação/contribuição para a escola, teremos a espantosa quantia de R$60.000,00 (SESSENTA MIL REAIS)!!!

Com esse valor é possível:

- equipar todas as salas com televisão/DVD/retroprojetor;

- substituir todas as lousas velhas e ventiladores por equipamentos mais modernos;

- adequar e equipar ambientes de lazer como refeitórios/quadras poliesportivas/anfiteatros entre outros;

- ajustar e incrementar a merenda escolar;

- realizar atividades culturais e de lazer trazendo jogos e equipamentos lúdicos (como pula-pula, camas elásticas, futebol de sabão) além de incrementar cardápios específicos para essas datas festivas;

- adquirir novos e variados equipamentos e materiais pedagógicos;

- pintar toda a escola.

Esta é apenas algumas das sugestões que podem ser aplicadas.

E aí?

Ainda pensando em comprar uma balinha?



Referências Bibliográficas:

HOFLING FILHO, J.C.. Diário de Campo. Emef Waldemar Saffiotti, Araraquara, SP, 2009.
Link das imagens:

http://newserrado.com/tag/bomba-nuclear/

http://alertabrasiltextos.blogspot.com/2007/12/na-fronteira-com-as-farc-como-vida-dos.html
http://downloads.open4group.com/download/wallpapers/conflit--desert-storm-2-soldados-10565.html
http://downloads.open4group.com/download/wallpapers/medalha-de-honra-5774.html
http://jogos.uol.com.br/pc/galerias/battlefieldbadcompany2.jhtm?gFoto=64#fotoNav=64
http://jogos.uol.com.br/pc/galerias/battlefieldbadcompany2.jhtm?gFoto=64#fotoNav=59
http://avacalouca.wordpress.com/2009/10/20/os-10-jogos-mais-esperados-do-ano/
http://xbox360.ign.com/dor/objects/14293277/battlefield-bad-company-2/images/battlefield-bad-company-2-20090521054707017.html
http://pc.ign.com/dor/objects/14320744/battlefield-bad-company-2/images/battlefield-bad-company-2-20091104021013453.html?page=mediaFull
http://forum.jogos.uol.com.br/Desktops-de-marco_t_698116
http://topgames.terra.com.br/revistaps3w/materias/ps3w/Especial+Previews+2010/8849
http://gameover.sapo.pt/article.html?id=49916&gamespace=29056&page=2
http://missoesindia.blogspot.com/2008/07/conhecendo-ndia-praga-de-ratos-devasta.html
http://www.baixaki.com.br/imagens/wpapers/BXK16237_pombos800.jpg

quarta-feira, 9 de junho de 2010

7 MOTIVOS PARA SER PROFESSOR

7 MOTIVOS PARA SER PROFESSOR

 Autor: Desconhecido



Ser professor é socializar o saber, é construir, juntamente com o discente, um conhecimento que valorize o meio em que atua. Por isso, destacar-se-ão 7 motivos para incentivar, você leitor, a ingressar nessa brilhante carreira.

Leia-os com atenção e anote todos os detalhes:

1. Estude muito e leia bastante, principalmente a vida de São Francisco de Assis; lembre-se de que você também terá que fazer um voto eterno de pobreza;

2. Prepare-se para manejar certos instrumentos, como o giz e o apagador. Para tal, orientamos o personal stylest de Michael Jackson; você precisará de luva e máscara durante as aulas;

3. Manter-se em forma não será problema para você; com o corre-corre de uma escola para outra, você estará evitando o sedentarismo; com o salário que receberá, não precisará fazer regime; e caso precise complementar a cesta básica do mês, você ainda pode ter o privilégio de usar o ticket de 4 reais;

4. O educador é o único que pode acumular cargos: além de ministrar aulas em 3 ou 4 colégios/faculdades/universidades diferentes, ainda sobra tempo para ser sacoleiro, levando para as escolas os últimos lançamentos do Paraguai ou sendo importante representante de empresas como a AVON, NATURA, a HERMES e a SHOPPING MAIS;

5. A formação continuada do professor é algo bastante importante e valorizada pelo governo. Com sorte, você será selecionado para ficar em um grande e luxuoso hotel como o IAT, desfrutar de ótimas instalações e saborear um cardápio variado; tudo isso com uma localização privilegiada e com vista para o ma...to;

6. O local de trabalho deve ser evidenciado: o educador, quase sempre, trabalha em escolas-modelo, cujo slogan é a fartura: 'farta' limpeza, 'farta' funcionário, 'farta' material didático, enfim, 'farta' tudo; e por incrível que pareça 'farta' educação.

7. Por fim, você desfrutará de um plano de saúde de ótima qualidade, cuja eficiência é demonstrada nos consultórios psiquiátricos repletos de professores que, ao completarem a idade e o tempo de serviço, já se encontram fatigados pelo trabalho, sugados pelo sistema e em pleno desmoronamento físico além do mental.

Assim, depois de ler essas sete dicas, não perca a oportunidade e não desista. O nosso lema é:


'PAGUE PARA ENTRAR, REZE PARA SAIR'


Aos que já se encontram desfrutando desse 'néctar' que é ser professor, nossos parabéns, você é persistente e capaz. Possivelmente, não terá recompensa aqui na terra, mas é certo que já tenha adquirido lugar privilegiado no céu.



Link Imagem: http://namb-ualg.blogspot.com/2009/03/ualg-todos-os-cursos-ajustados-bolonha.html

sexta-feira, 4 de junho de 2010

CURIOSIDADES SOBRE O FUTEBOL

"Ano de Copa do Mundo, o brasileiro respira futebol."
Veja algumas das curiosidades que cercam este esporte.

Por Notícias uol

CIÊNCIA REVELA ALGUNS MISTÉRIOS SOBRE O FUTEBOL



Segundo estudo, times que usam camisas vermelhas têm mais chance de vencer.


JOHANNESBURGO, 25 maio 2010 - A 19ª Copa do Mundo, que terá lugar na África do Sul, não escapa à curiosidade da ciência, que oferece informações importantes sobre a biomecânica do jogo, as leis físicas que o regem, nutrição e comportamento dos jogadores.

QUANDO O JOGADOR SE ATIRA PARA SIMULAR FALTA
O psicólogo britânico Paul Morris analisou a questão para saber quando o jogador se atira para simular falta ou pênalti, e chegou às seguintes conclusões:

Quando o jogador cai com os braços para cima, as mãos abertas, o peito para frente e o joelho dobrado, não há dúvidas de que simulou a falta, porque "as leis biomecânicas dizem que isto não pode acontecer de maneira natural", revela Morris.

Quando há falta, "instintivamente os braços" do jogador que sofre a infração "vão para a frente para amortecer a queda, ou para o lado para manter o equilíbrio", segundo Morris.


O ESPORTE MAIS EXCITANTE
Existe prova científica de que o futebol é o primeiro esporte em termos de surpresas, pois é a categoria onde se registram mais vitórias dos azarões, segundo estatísticas do laboratório mexicano de Los Álamos, que analisou em 2006 os resultados dos principais clubes desde 1888.


O futebol americano é muito mais previsível, porque as opções de vitória do mais fraco contra a equipe maior são 25% menores que no futebol tradicional.

OS PERIGOS DA DECISÃO NOS PÊNALTIS
Olhar uma decisão nos pênaltis pode matar homens cardíacos, mas não representa qualquer risco para as mulheres.

Uma análise revela que o número de internações por ataque cardíaco aumentou 25% na Inglaterra quando a seleção nacional perdeu nos pênaltis para a Argentina, no dia 30 de junho de 1998, em jogo pelas oitavas de final da Copa da França.

Na Eurocopa de 1996, a taxa de ataques cardíacos ou acidente vascular cerebral cresceu 50% no dia em que a Holanda foi derrotada pela França nos pênaltis, nas quartas de final.
JOGAR EM CASA AUMENTA A TESTOSTERONA
Os pesquisadores britânicos Sandy Wolfson e Nick Neave analisaram até que ponto os hormônios secretados pelos jogadores que atuam no próprio estádio favorecem a equipe da casa.

Medindo os níveis de testosterona dos jogadores que atuam em casa, dos visitantes e dos atletas durante os treinos, Wolfson e Neave concluíram que este hormônio está mais presente nos jogadores que competem no próprio estádio.

A testosterona está ligada ao domínio, à confiança e à agressividade, o que leva a crer que os jogadores locais se comportam como homens defendendo seu território.

A VANTAGEM DA CAMISA VERMELHA
Os times com camisas vermelhas vencem mais, segundo análise realizada por universitários britânicos em 2008, baseada na Premier League (Liga Inglesa de Futebol).

Na Liga Inglesa, Manchester United, Liverpool e Arsenal vencem mais que equipes com uniformes de outra cor.

Parece que tal pesquisa não se aplica à Copa do Mundo, onde o Brasil, jogando de amarelo ou azul, faturou cinco títulos e é o maioral.


EXPLICAÇÃO PARA AS BOLAS DE EFEITO
Os torcedores se lembram do golaço que Roberto Carlos fez na França em 1997, quando a bola tomou um impressionante efeito. Segundo os físicos, o percurso feito pela bola se explica pelo Efeito Magnus e o Princípio de Bernoulli.

No momento anterior ao chute, o ar se desloca de maneira irregular em torno da bola, que ao receber o impacto sai a toda velocidade.

O atrito com o ar vai retardando o progresso da bola e provoca uma trajetória curva, de acordo com o efeito dado inicialmente.

Isto explica porque o tiro de Roberto Carlos desviou da barreira francesa antes de entrar no gol junto à trave esquerda.


AS MÃOS NÃO MENTEM
 Olhar as mãos dos jogadores pode ajudar a prever quem vai vencer a Copa. John Manning, da Universidade de Liverpool, estabeleceu que os melhores jogadores têm dedos anulares maiores que os indicadores.

SEM ÁLCOOL
 Tomar cerveja ou qualquer outra bebida alcoólica não é a melhor forma de se recuperar de um jogo, segundo estudo neozelandês publicado no Journal of Science and Medicine in Sports.

Beber sem moderação após um esforço físico reduz a força muscular entre 15 e 20%, e os efeitos duram vários dias.
 
Link Imagem: http://www.vivagoal.com/tag/sports/page/4/